Vídeo produzido pela UFMG promove a diversidade sexual e combate a homofobia

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Em tempos inglórios para a comunidade LGBT, diante dos recentes acontecimentos agressivos contra gays no Brasil, vale a pena resgatar iniciativas positivas.

Enquanto a Universidade Mackenzie passa pela vergonha pública perante a atitude do chanceler da Universidade, Reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes - que publicou manifesto contra o PLC 122, projeto de lei que visa criminalizar a homofobia em todo o país -, a UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - dá o exemplo oposto.

A homofobia já é crime no estado de Minas Gerais desde 2002, através da Lei Estadual 14170/02, e em maio de 2009 a UFMG lançou um vídeo institucional produzido pelo GUDDS - Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual -, ligado ao NUH - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT/UFMG.

Apesar de já estar rodando no YouTube há mais de um ano, a relevância do vídeo continua indiscutível, principalmente no momento em que acontece a homofobia do Mackenzie. No vídeo da UFMG, personalidades mineiras dão seu depoimento, como a cantora Fernanda Takai e o ator Odilon Esteves.

Os depoimentos presentes no vídeo são baseados nos Princípios de Yogyakarta, que orientam a aplicação da Legislação Internacional de Direitos Humanos em relação à Orientação Sexual e Identidade de Gênero.

Confira o vídeo completo a seguir.





Fonte: A Capa

0 comentários:

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Frente Blogueira LGBT

YouTube

Siga no Twitter