ENEM 2010 tem questão específica sobre homofobia

sábado, 6 de novembro de 2010


O ENEM mudou. Em 2009, o questionário sócio-econômico perguntava sobre o preconceito contra diferentes identidades culturais, inclusive, sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (se o/a candidato/a praticava ou se já havia presenciado aquela atitude). Os resultados desse questionário ainda não foram divulgados, mas prometem fazer um “retrato” do preconceito e da discriminação nas escolas.
Nesse ano de 2010, foi elaborada uma questão específica sobre homofobia na Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Vejam:
Clique na imagem para ampliar

Pelo que parece, a inclusão da temática sobre homofobia pretende aproximar os/as candidatos desse problema, situando o preconceito como um elemento histórico (e não como biológico) que, por isso, pode, ou melhor, deve ser mudado.

5 comentários:

Luciano disse...

Eu marquei com prazer a alternativa "D". Essa religião intolerante é a maior responsável pela homofobia e pelos assassinatos de homossexuais. Aí vem gente dizer que homossexualidade é pecado. E por acaso incitar o ódio e os assassinatos é bom? Será que Deus gosta disso? Queria ver os evangélicos homofóbicos tendo que marcar a alternativa "D", tendo em mente que eles são os causadores de tanta desgraça.

Unknown disse...

Foi a última de humanas na minha prova rosa. Tava quase dormindo... até pulei na cadeira com essa questão. Marquei D com gosto também. ^^
Agora fico imaginando os religiosos e/ou homofóbicos arrumando confusão com essa questão...

Pedagogia Queer disse...

Seria uma boa se pudéssemos colher informações de algumas pessoas religiosas sobre essa questão! Seria um prato cheio para análise! Obrigado pelos comentários! Um abraço!:-)

Anônimo disse...

O mais legal é que pessoas homofóbicas e ignorantes erram essa questão ^^
São tão cheios de si que acreditam realmente que estão certos em matar por preconceito u.U
Espero, realmente, que essa questão tenha a repercussão que merece: MUITA

Leonardo disse...

Um deus homofóbico e egocêntrico, não me desperta o menor sinal de admiração! e quem garante que Jesus não era gay?

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui seu comentário! Sua opinião é muito importante!

Frente Blogueira LGBT

YouTube

Siga no Twitter